SUICÍDIO - O SILENCIO PODE MATAR
- Minapsicologa
- 8 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
O grito de socorro pode estar preso na garganta, pode estar em falas que serão interpretadas como brincadeiras, pode estar no isolamento e pode estar na aparente felicidade. A morte é um tabu perante a sociedade, atualmente existe uma pressão social para ser feliz, resiliente e evitar o sofrimento, mas o discurso não combina com a realidade imposta. Como o individuo que sofre , sente-se sozinho , incompreendido e cansado ira falar ? Quando tenta as pessoas não escutam de forma empática e sim com julgamentos. As pessoas não sabem lidar com a morte , pois não são educadas para entender esse processo que é natural , apenas teme-lo.
Não se pode medir a dor do outro , o que deve ser feito é acolher. A unica certeza é que todos irão morrer um dia. O acolhimento deve ser cuidadoso, não diga que você sabe o que a pessoa está passando , pois não sabe. Ofereça seu apoio para que a pessoa veja que você se importa , não aponte para ela todas as coisas boas que ela tem em sua vida, existem momentos onde o individuo se encontra em tanto sofrimento que ele enxerga sua vida como se estivesse em um túnel sem saída, onde ele não consegue perceber nada alem daquele sentimento que o sufoca e o suicídio nesse momento é a solução para seus problemas, é a unica possibilidade de paz.
O importante é lembrar que a pessoa que quer se suicidar não quer MORRER, quer apenas parar de sofrer. O importante é que as pessoas comecem a falar e escutar de maneira aberta , que exista confiança nessa troca. Ninguem pode escolher pelo outro , mas temos a oportunidade de mostrar que sempre existe mais de uma opção, que essa jornada escura e solitária pode ser dividida com o outro.
Busque ajuda ou ofereça. Não cale sua voz
Recomendo sempre ajuda profissional e ajuda vindo de alguém próximo que se mostre disposto a enfrentar essa situação. A morte não é o único fim.
Contacte o CVV no telefone 188, essa ligação é gratuita e sigilosa. O atendimento funciona 24h.
Caso queira conhecer o processo terapêutico me contacte (11) 95106-6634
Tâmara Nascimento
CRP 06/151171

Comments