Narcísicos Perversos : Manipuladores perigosos.
- Minapsicologa
- 19 de jul. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2019
PSICÓLOGA JANAINA MIRANDA
CRP 06/152048

''NO JOGO DO NARCISISTA PERVERSO,VOCÊ SERÁ O MEIO , E ELE O FIM.CUIDADO!''
JANAINA MIRANDA
Narcisistas perversos envenenam ambientes, intoxicam relações, machucam pessoas profundamente. E eles estão em toda parte, escola, trabalho, casa etc. É uma violência, um sequestro das vontades, planos, personalidade, relações, paz e felicidade das suas vítimas.
Os perversos são dotados de um charme encantador, o tipo de pessoa que você deseja conversar, tomar um litrão no boteco e até pegar um cineminha. Gostam de manter uma boa aparência, serem admirados pelo grupo de pessoas que ele se relaciona. Afinal, assim fica mais fácil atrair as vítimas para sua teia de manipulação.
Caracterizam-se como pessoas que desejam ter a sua “grandiosidade ‘’ reconhecida e bajulada, o céu é apenas um pequeno obstáculo. São majestades perversas.
Eles costumam ser muito prestativos, querem ajudar ‘’ sinceramente ‘’, apoiando nas necessidades e conquistas. ‘’ Tão solidário ‘’, que até nos emociona. E tudo isso é feito de forma calculada, eles não são necessariamente gênios acadêmicos, apenas calculam tudo para o seu próprio bem-estar.
O objetivo é criar uma teia bem estruturada de dependências, a vítima se verá em dívida com a ‘’ nobre ‘’ pessoa que as ajudou. Esse débito será cobrado até a última gota de vida, em um ciclo doentio, com juros elevadíssimos, impossíveis de serem pagos.
As vítimas são reféns da sua influência, que foi iniciada com uma sedução perversa, do lobo em pele de cordeiro, que sabe muito bem vender falsas qualidades, todas aquelas que desejamos ouvir. Se passam por pessoas generosas, românticas, altruístas, protetoras. Serão exatamente o que você precisa e almeja.
A relação se configura, entre o dominante e o dominado. O narcisista procura um campo fértil, para montar o seu jogo, é como um réptil com extraordinárias habilidades adaptativas, agindo nas faltas que percebe no oprimido, que geralmente são pessoas que estão descontentes com a própria vida, seja no campo amoroso, familiar, social, existencial ... enfim. Isso não significa que a vítima seja uma pessoa fraca, ou pouco inteligente, ao contrário. Muitos indivíduos que se veem em situações como está, possuem profissão, dinheiro e status
Acredito, caro leitor, que talvez haja um questionamento sobre, como essas pessoas conseguem ser tão efetivas em conquistar e manter as aparências. Vejamos, esses sujeitos são dedicados no quesito conhecer e investigar, usando métodos para conseguir traças as características das suas prezas, seus valores, vontades, medos, família e relacionamentos. Chegam a investigar de todas as maneiras possíveis, incluindo conseguir informações com familiares. O conhecimento obtido servirá para formar um vínculo poderoso. A série ‘’VOCÊ’’, traz uma narrativa de alguns comportamentos que podem ser encaixados no Narcísico perverso, em outro momento irei me debruçar sobre a necessária temática desta série e a sua preocupante repercussão.
O oprimido é enxergado como OBJETO, MEIO, FORMA, para alcançar o objetivo final. A livre satisfação, o grande e único amor da vida do perverso é ele mesmo, este não percebe que existe outro sujeito nas suas relações interpessoais, pessoas que também sentem, pensam e sonham. O objeto serve apenas como instrumento do seu narcisismo. A crueldade dos comportamentos, não é percebida pelos autores da dor, na verdade as coisas são vistas como incríveis, já que eles se sentem incríveis, maravilhosos, merecedores do mundo.
CARACTERÍSTICA MARCANTE:
É uma agressão silenciosa, e incrivelmente dolorosa, do tipo que não é feita para as pessoas perceberem, é particular, profundamente intima, ao ponto dos outros não acreditarem na possibilidade de existir qualquer tipo de violência, tornando a situação ainda mais desoladora e solitária para vítima.
Antes de chegar nas vias físicas, fará um atentado terrorista psicológico completo, manipulando pessoas e situações, chantageando e intimidando, sem remorso, mas, com prazer em ver outro subjugado.
Caros leitores, a vida compartilhada com o narcísico perverso, é devastadora. E acreditem, identificar o problema é uma tarefa difícil para as vítimas, que se veem fantoches de um enredo de terror.
COMO ASSIM?
Ocorre, que esse tipo de narcísico funciona como uma montanha russa emocional, totalmente instável. Mudam suas faces com rapidez, lembre- se a vítima é o suprimento narcísico do opressor, sua fonte de energia, e qualquer escorregada fora dos limites estabelecidos, desencadeará o peso da raiva, possessividade e domínio. Para o jogo funcionar, os mimos, paparicos e sedução retornam depois da agressão, assim a dependência estará sempre lá, um laço poderoso a seu favor.
A vítima é colocada em uma realidade à parte, onde a sua identidade, vontades e expectativas serão roubadas. ‘’Afinal o que é real? ‘’ . Pois é, o vírus da insegurança foi instalado com sucesso, gerando dúvidas de sobre si mesmo, misturando-se nas falsas verdades do opressor.
O narcisista insinua que a vítima é a culpada, o problema nunca é dele, e sim dos outros, loucos e instáveis, que inventam tudo isso só para atingi-lo. ''Tadinho''.
As forças físicas e mentais aos poucos acabam, diante de tanta toxidade, uma das características mais marcantes do perverso, é a desqualificação. Tudo o que for dito e pensado pela vítima, será colocado em descrédito, sem importar se é verdade ou não, críticas pesadas serão feitas, sempre demonstrando superioridade. Deleitando -se em distorcer os sentidos\ falas das vítimas, através da agressão emocional e assédio moral.
Ele criará uma grande novela sobre a ‘’ Sua ‘’ loucura, falta de decência, irracionalidade, perturbação, exagero e dentre outras disfunções emocionais, que o ‘’preocupam’’, e deixará que todos saibam do sofrimento dele (centro das atenções). Manipulando com mentiras calculadas de acordo com cada ambiente, essas informações falsas justificarão qualquer comportamento, pois a vítima o ‘’obriga’’ a tomar atitudes drásticas.
As pessoas perversas narcísicas não sentem empatia, por tanto não existe capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir tudo aquilo que afeta os demais, o remorso não faz parte deste contexto, não há culpa. Nunca. São capazes de torturas psicológicas e físicas, podendo resultar em morte, não só no sentido orgânico, mas, na morte em vida de tudo que a vítima foi. Por isso é fundamental falar sobre a temática;
Antes de terminar este artigo, quero reforçar para as vítimas que vocês não estão sozinhas, muitas pessoas infelizmente passam por esse problema. É um dos piores tipos de convívio que existe, devasta perversamente. Mas, há esperança, se detectar qualquer tipo de relacionamento pessoal que possui essas características, será um sinal de alerda INDICADOR DE UMA SITUAÇÃO PERIGOSA E INSUSTENTÁVEL.
Procure ajuda de profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras, e se preciso na esfera jurídica também. Mesmo com essa experiência terrivelmente agressiva, você ainda poderá aos poucos se encontrar e recupera-se.
SE VOCÊ GOSTOU DO TRABALHO ...
*CURTI.
*DEIXA SEU COMENTÁRIO, CASO QUEIRA MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE O TEMA.
*COMPARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS.
* SIGA MEU INSTAGRAM, PARA NÃO PERDER CONTEÚDOS.
Contato: 11948175241/ @psicologa_janaina_miranda_/ PSICOLOGA.JANAINA.BMIRANDA@GMAIL.COM
Comments