QUAL É O SEU VALOR?
- Minapsicologa
- 27 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2019
A.U.T.O.E.S.T.I.M.A é uma palavrinha, que com certeza caminha com o bem-estar psicológico.
Afinal qual é o significado real dessa palavra?
De acordo com o dicionário Aurélio, significa;
Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com o seu modo de ser, com a sua forma de pensar ou aparência física.
O dicionário não está enganado em suas definições, porém precisamos pensar melhor no quadro geral que culmina na autoestima, e naquilo que nos faz perdê la, ou não a desenvolver
Autoestima não é apenas o ato de se valorizar, mas engloba autoconhecimento e amor próprio. Gerando a força necessária para emergir das atitudes negativas.
A nossa humanidade flui a partir da interação humana, por tanto se está acontecer de maneira negativa, com referenciais tóxicas, prejudicará o desenvolvimento emocional, e a forma como o sujeito percebe a si mesmo
Vejamos ...
Os relacionamentos abusivos, são um grande exemplo de baixa autoestima, visto que , percepção de si influencia na maneira como a noção de merecimento se constrói.
Basta olhar em volta, seja em casa, na rua ou na televisão. Para ter um exemplo de relação abusiva. As series não estão brincando , precisamos não romantizar relações destrutivas, que levam para fins trágicos.
Por exemplo:
Uma mulher começou a namorar. O sujeito parece legal, muito atencioso, só pensa ''em cuidar da relação ‘’. De repente ele começa a constranger você, de forma pública e privada.
Começa a emitir frases Típicas, como:
‘’ Está gorda, hein. Só eu vou querer’’
‘’ Mulher minha não olha para o lado’’
‘’ Você não vai conseguir. É burra ‘’
“Você não me atendeu. Está me traindo? ‘’
‘’ Não estou vigiando, apenas cuido muito bem do que é meu ‘’
''não quero que continue falando com os seus amigos. Seu único amigo sou eu ‘’
‘’Acho que se comportar desta maneira, não é aceitável. Quero que use roupas mais castas''
Esse exemplo demonstram que o outro está :
Desqualificando a sua imagem
Constrangendo
Comandando
Excluindo
Desmotivando
Isolando
Desgostoso com a sua felicidade
Desqualificado
( entre outros)
Nos exemplos acima, foram colocadas frases típicas de relacionamentos amorosos abusivos, onde a capacidade de reação perante os abusos cometidos é comprometida.
A baixa autoestima representa um grande prejuízo para saúde mental, pois afeta diretamente o bom andamento da vida, com a perda da qualidade das experiencias e interações humanas, além disso pode desencadear transtornos mentais.
A baixa autoestima demonstra o comprometimento da autoimagem, autoconfiança e amor próprio , que configuram os comportamentos do sujeito. Como se portar perante o outro, e o que permitir que o outro faça consigo .
É importante ressaltar que a baixa autoestima não é uma exclusividade das relações amorosa, e sim de todas as relações interpessoais.
Ocorre ,que não costumamos refletir e avaliar, como nos posicionamos e o que realmente merecemos.
Nos comportamentos negativos e extremistas, verificamos a falta de independência emocional, as falhas são tidas como imperdoáveis, pelo medo constate de perder sua posição, como amiga, namorada e etc. Forma-se aí uma necessidade ansiosa, de preencher todos os requisitos que a credita não possuir, para manter suas relações.
No contexto da baixa autoestima , é vivido um ciclo doentio, de atendimento de demandas externas. Construindo a vida pelo olhar do outro, sem perceber a sua dignidade, e o quão merece receber a compreensão, respeito e amor, daqueles que o cercam.
A psicoterapia é um processo importante, para a desconstrução dessa relação toxica interna e externa, e reconhecimento do eu, suas qualidades e defeitos, tal como realmente são. Auxiliando no desenvolvimento de comportamentos saudáveis para si.
Psicóloga Janaina Miranda
CRP 06/152048
Comentários