PORQUE EU SOU MEU PIOR INIMIGO ?
- Minapsicologa
- 21 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2019
Você já percebeu que algumas pessoas reclamam que nada do que elas se comprometem a fazer dar certo , desde uma dieta a relacionamentos ? que coisas ruins só acontecem com elas, que ela não tem sorte .Será que você faz parte desse grupo de indivíduos ? Talvez nem você tenha a resposta para essa pergunta , pois esse processo se mostra inconsciente para grande maioria dessas pessoas.
Essas pessoas possuem uma baixo estima e tendem a não acreditar em si mesmas. Grande maioria durante a infância vivenciou situações que a fizeram duvidar de seu potencial e muitas vezes foram ensinadas a desacreditar de si mesmas. A autossabotagem tem o poder de destruir vidas através de comportamentos repetitivos e nocivos que a pessoa não percebe estar fazendo. Todo dia ao acordar você possui determinada rotina pré definida, que talvez não tenha se dado conta , mas mantem ou busca manter sempre o mesmo padrão. Primeiro escova os dentes ou toma banho, confere as noticias antes de tomar café da manhã ou não toma café da manhã. O problema não é no ciclo de repetição e sim a forma como esses comportamentos afetam sua vida.
A partir desse momento devemos entender que muitas pessoas vivem em negação ao que refere-se as suas atitudes e as consequências geradas e isso faz com que vivam em sofrimento e frustração, mesmo mudando o ambiente e as pessoas os acontecimentos negativos continuam a ocorrer. Nas relações interpessoais deve- se entender que não somos apenas vitimas , também somos os algozes. O importante é buscar entender ou perceber sua parcela de atuação nesse cenário.
Um ótimo exemplo é o casamento que possui uma estrutura de poder , onde o parceiro (a) pode trazer para o outro questões mal resolvidas do passado , exemplo uma traição, a pessoa pode ter inumerosa parceiros (a) mas sempre desconfiara da iminente traição e alimentara em alguém que não fez ele sofrer esse trauma uma cobrança exagerada sobre fidelidade. Percebam que a pessoa cobrada pode se sentir julgado e mesmo trazendo todas as provas de sua honestidade sera vigiado sempre. Essas relações tendem a acabar devido a ser insustentável viver para validar os receios do outro.
Como mudar essa realidade, tenho que dizer que é a mudança exige sacrifícios , atenção minuciosa e paciência. A luta sera contra concepções e crenças limitantes que estão inconscientes em sua mente. Que você não sabe muitas vezes o porque e como mudar essa configuração de vida. A presença do psicologo nesse acompanhamento faz toda diferença para entender quais são os gatilhos originários desses comportamentos e fazer com que o individuo se enxergue nas situações. Você realmente já se enxergou alem do reflexo no espelho ? Como você se vê e como os outros te veem pode trazer muitas reflexões .
Exercício individual: cite as qualidades e defeitos que você vê em si e quais entende que os outros veem em você . O EU esta sempre mudando não fique preso a movimentos atrofiadores.
Você é o seu pior inimigo,pois sabe que algo está errado, mesmo assim continua apenas a saber e não busca AGIR.
Psicologa Tâmara Nascimento
CRP 06/151171

Comments