BULLYING
- Minapsicologa
- 28 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2019
É preciso falar sobre violência! pois está se manifesta de diversas formas, tanto nas instituições sociais, quanto individualmente.
O Bullying
Não é mi, mi mi.
Se trata de um conjunto de comportamentos violentos, direcionados a mesma vítima, repetidamente. são agressões psicológicas, físicas ou verbais.
É importante ressaltar que em diversos meios, esse assunto é banalizado, categorizado como uma ‘’simples brincadeira ‘’ que todos deve ''passar’’. Ocorre que o Bullying, sujeita o outro a humilhação e dominação, e acontece de forma velada ou explicita.
Não podemos ignorar esse fenômeno, já que é altamente poderoso, devido a sua potencialidade destrutiva. A final , é confortável ser humilhado? Ter suas caracterizas diminuídas? Constrangido? Ameaçado?
Um dos ambientes que possuem índices alarmantes, deste tipo de agressão é a escola, que por sua vez é o ambiente de socialização e aprendizado, marca um período da vida que deveria ser vivido de forma saudável, deixando lembranças bonitas.
Os anos escolares, caminham juntos com as transformações da criança para o adolescente e adulto.
O grupo dominante exerce poder sobre aqueles considerados mais fracos. É a intolerância, agindo contra o diferente ou qualquer coisa considerada não desejável ou normal, pelos autores da agressão.
São apresentados comportamentos como:
Ameaçar
Intimidar (física ou psicologicamente)
Apelidos degradantes
Discriminação
Exclusão (Rejeitar a entrada do colega, como um sujeito digno de realizar as tarefas, atividades e demais funções que os outros possuem)
Os padrões daqueles que dominam, tendem a ser internalizados e vividos, como uma verdade pelas vítimas, acarretando consequências profundas e modificadoras do modo de viver, do seu comportamento, incluindo alterações como:
Depressão
Ansiedade
Isolamento
Pensamento suicida
( entre outros)
O bullying é um fenômeno complexo, e deve ser observado em todas as suas nuances, as intervenções devem ser realizadas com as vítimas e com os agressores. É preciso investigar esse comportamento negativo, as raízes dessas manifestações violentas, que podem ter em sua origem problemas pessoais profundos, convertidos em agressão no meio escolar.
Precisamos buscar soluções, fora do ciclo vicioso da violência. Ações efetivas para vítimas e agressores.
Psicóloga Janaina Miranda
CRP 06/152048
Comments